domingo, 2 de novembro de 2014

BROWNIE DUO DE QUEIJO




Quem não gosta de chocolate??? Difícil acreditar que existem pessoas que não gostem mesmo.... Felizmente eu não estou nessa categoria. Mais confesso que prefiro o meio amargo. Não gosto do muito doce. Mais amo um bom chocolate branco.... hummmmmmmm
Esse saborozíssimo brownie eu aprendi com minha querida mestra Dalva Zanforlim, que lindamente ministrou o curso de chocolateria que eu participei esse ano.
E foi com enorme prazer que ministrei uma aula desse simples, porém maravilhoso doce, ou seria uma sobremesa? Não importa em que ocasião você escolha preparar essa receita. Tenho certeza que será o maior sucesso, para uma, duas ou mais pessoas......
Sem mais delongas, anotem aí os ingredientes desse brownie que é dividido em duas partes
1ª parte: Massa de chocolate:
  • 250 gr de chocolate meio amargo 
  • 1/3 de xícara de chá de manteiga
  • 4 ovos
  • 1 e 1/2 xícara de chá de açúcar
  • 1 e 1/4 xícara de chá de farinha de trigo
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 2 colheres de chá de essência de baunilha
  • 1 xícara de chá de nozes picadas
Derreta o chocolate no micro-ondas ou em banho-maria e acrescente a manteiga para derreter junto, mexendo sempre até ficar mais fino. Reserve. Bata os ovos na batedeira até dobrar de volume e ficar clarinho, juntando o açúcar aos poucos. Separadamente peneira a farinha, o sal e o fermento juntos. Junte delicadamente à mistura de ovos, mexendo levemente. Acrescente a baunilha. Coloque em uma forma untada e enfarinhada e reserve.
2ª parte: Creme de queijo
  •  4 colheres de sopa de manteiga
  • 1 pacote de cream cheese
  • 1/2 xícara de chá de açúcar
  • 2 ovos
  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de essência de baunilha 
Misture a manteiga e o cream cheese. Não precisa usar batedeira nessa parte, pode ser um batedor de arame. Adicione o açúcar misturando muito bem. Junte o restante dos ingredientes até formar um creme bem aveludado. Espalhe esse creme de queijo sobre a massa de chocolate reservada anteriormente. Misture com uma espátula para "marmorizar". Polvilhe as nozes por cima e leve ao forno 180 º pré-aquecido por aproximadamente 35 minutos. A casquinha de cima fica seca e quebradiça. Se preferir faça o teste do palito, ele não deve ficar totalmente seco, mas levemente umedecido de chocolate.
Retire do forno e deixe esfriar na forma. Enquanto isso prepare uma deliciosa calda de chocolate para acompanhar.
  • 50 gr de açúcar
  • 250 ml de água
  • 100 gr de chocolate meio amargo picado
Ferva a água e o açúcar até atingir uma calda de fio fraco, o que demora mais ou menos uns dois minutos depois de ferver. Retire do fogo e junte o chocolate mexendo sempre até derreter todo o chocolate e a calda ficar lisa e acetinada. Utilize quente ou fria.
Precisa dizer mais alguma coisa??? Não né!!! A não ser marcar bem essa receita para fazer sempre que quiser impressionar alguém...

Bom apetite!!!

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

TOMATE SECO


Como é bom saborearmos um delicioso tomate seco. Feito pelas nossas queridas mãozinhas fica melhor ainda.
Esse que escolhi é muito fácil de fazer, pois contamos com um grande aliado na cozinha, o micro-ondas.
Acabei de fazer essa delícia, pois tenho uma encomenda de pão de metro e a pessoa pediu com tomate seco. O trem ficou tão bom que não resisti e decidi postar essa receita para compartilhar com vocês. Vamos lá.... sem nenhuma medida precisa ou exata (isso é o máximo quando se faz tomates secos) anotem o que precisam para iniciar esse preparo:
  •  Tomates bem maduros, porem firmes
  • dentes de alho
  • raminhos de alecrim ou manjericão
  • Muito azeite extra virgem
  • Uma misturinha de açúcar e sal na proporção de 1 por 1 Ex: 1 colher de sopa de sal e 1 colher de sopa de açúcar.
Em primeiro lugar, lave e seque os tomates. Corte os tomates no sentido do comprimento e retire toda a polpa. Se preferir guarde essa polpa para fazer um molho. Pegue o prato do micro-ondas e forre com papel absorvente. Coloque os tomates com a parte cortada virada para baixo e leve ao micro-ondas por aproximadamente 7 minutos. Retire os tomates com cuidado, troque o papel e retorne ao micro-ondas por mais 7 minutos. O correto é os tomates ficarem enrugadinhos.
 Esses foram os primeiros 7 minutos. Alguns estão enrugadinhos outros não

Polvilhe uma forma com uma colher da misturinha de sal com açúcar e coloque os tomates virados com a parte cortada para cima e polvilhe mais um pouco da misturinha de açúcar e sal sobre eles.
 Leve ao forno médio até que eles dourem levemente.
Retire do forno, vire os tomates e deixe esfriar na própria forma.
Olha que fofuchos e douradinhos..... aqui eu já virei os tomates para esfriar
 
Agora monte as camadas em um recipiente bem bacana. Comece com azeite, acrescente os tomates sem sobrepor e junte folhinhas de manjericão ou alecrim e fatias de alho laminados. Cubra totalmente com azeite e repita as camadas até acabarem os tomates.

Deixe apurar no mínimo 24 horas para poder saborear essa delícia... 
Foi difícil??? Que nada, façam e me digam se não é a coisa mais fácil do mundo....
Agora é só usar em saladas, massas, tortas, pizza, omeletes, pão, torrada, bolacha água e sal ou onde sua imaginação mandar.....


Bom apetite!!!

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

GELATINA SUPER FÁCIL

Gente, que calor é esse??? Não tenho ânimo de fazer absolutamente nada. Não quero ir para o fogão, não quero doce, não quero papo... nem dormir.... vê se pode!!! Infelizmente não temos como nos refrescar não é?!
Mentirinha..... tem sim..... Banho gostoso..... e depois de 10 minutos.... quero outro banho.....
Acho que vou pedir um ar-condicionado de presente.....
Mudando para comidinha, fala sério, não dá mesmo vontade de ficar parada para cozinhar... Fazer sobremesa então, meu Deus.....
Mais sem estresse.... essa gelatina veio para salvar esses dias de moleza e calor sem fim.
Muito fácil de fazer, em 1 horinha já estava prontinha para saborear. Com alguns truquezinhos.
Pra fazer essa delícia você vai precisar de:
  • 4 pacotes de gelatinas no sabor que você gostar mais (eu usei de cereja, framboesa, abacaxi e limão)
 Agora vem os truquezinhos. Dissolva a gelatina em 150 ml de água fervente (eu coloco num copo medida que fica mais fácil). Quando estiver bem derretido, junte cubos de gelo até que atinga a marca de 300 ml. Mexa constantemente para não empelotar a gelatina. Não deixe ficar duro, quando começar a ficar com consistência de clara de ovo, retire os gelinhos que não derreteram e complete com água se necessário para ficar 300 ml de gelatina. Coloque essa base num refratário e leve ao freezer por uns 5 minutos. É o tempo de você derreter os outros sabores como expliquei. Coloque as camadas uma sobre a outra e leve sempre ao freezer para endurecer levemente a cada camada heim!!!. Eu coloquei nessa ordem os sabores: framboesa, abacaxi, cereja e limão.
Agora para fazer a cobertura você precisa de:
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite
  • 1 pacote de gelatina (eu usei a de limão)
Dissolva a gelatina como explicado acima e bata no liquidificador junto com o leite condensado e o creme de leite. Coloque sobre as gelatinas e agora leve a geladeira, não precisa mais de freezer tá.

Quer mais? Não tem.....Moleza demais genteim!!!
Super fácil e rápido e sem desculpas de que está muito calor para fazer essa delícia, pois eu fiz num susto..... 

Bom Apetite!!!

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

PÃO DE MILHO

Realmente eu sou de fases..... há tempos em que fico fanática por determinado ingrediente ou prato. As vezes é doce (quase sempre, afinal de contas trabalho com isso) e nos intervalos é salgado. 
Ultimamente tenho sentido muita vontade de fazer pão. Já fiz de torresmo que ficou divino, de coco que ficou melhor ainda, de liquidificador com ervas... enfim.... hoje eu queria um pãozinho mais docinho e escolhi entre tantos esse de milho.
Essa receita peguei na internet, mais não me lembro onde. Se eu descobrir mais tarde eu posto o link. Ela é um pouco demorada para finalizar, mais eu garanto que vocês não vão se arrepender. Com pouquinhos ingredientes você prepara esse pão para agradar qualquer pessoa. Até aquele que tem o paladar mais exigente.
Essa delícia ficou macia demais.... fofucha demais.... gostoso demais... doce na medida certa. Então não percam mais tempo e bora pra cozinha preparar essa coisinha bunitinha da mamãe...

  • 4 ovos
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de milho verde (escorrida)
  • 1 xícara (chá) de leite morno
  • 2 colheres (sopa) de leite em pó
  • 4 colheres (sopa) de margarina
  • 1 colher (sobremesa) de sal
  • 20 gr de fermento seco para pão
  •  aproximadamente 1 quilo de farinha de trigo
  • 1 gema de ovo para pincelar os pãezinhos
  • fubá mimoso para polvilhar
Numa tigela coloque o leite, o fermento e 1/2 xícara de farinha de trigo. Misture bem e deixe descansar por 15 minutos.
Bata no liquidificador os ovos, o leite condensado, o milho, o leite em pó e a margarina. Coloque essa mistura num recipiente grande e junte a esponja que estava descansando. Acrescente o sal e a farinha de trigo sovando muuuuito bem. A minha massa ainda estava pegando na mão,mais eu já havia colocado um pouco mais de 1 quilo de farinha, pois meus ovos eram gigantes. Então untei levemente as mãos com óleo e coloquei numa vasilha grande também untada com óleo para crescer até dobrar de volume. Eu também cobri com a tigela com papel filme para ficar bem "abafadinho".
Passado esse tempo divida a massa em porções de aproximadamente 70 gr cada e boleie cada uma em bolinhas e coloque sobre superfície levemente untada com óleo. Cubra com um pano de prato úmido (ATENÇÃO - TORÇA BEM O PANO) e deixe descansar novamente por uns 15 minutos. Unte uma forma com óleo e polvilhe fubá. Pegue a primeira bolinha que você fez, amasse e modele em bolinha de novo, acomodando na assadeira já pronta. Faça isso com todas as bolinhas. Pincele com a gema, polvilhe fubá sobre eles e coloque para assar em forno pré-aquecido a 180º por aproximadamente 30 minutos.
 Minhas bolinhas prontinhas para irem ao forno

Agora elas assando
 
 Pãezinhos prontinhos, douradinhos
Deixe esfriar bem e coloque em saquinhos para não ressecar....

Com essa delícia você vai fazer bonito em qualquer ocasião... Como o calor não está dando trégua, fiz um chá gelado com limão para acompanhar...

DELÍCIAAAAA

Bom apetite!!!
 

terça-feira, 26 de agosto de 2014

FRANGO DE PREGUIÇOSO... MAIS COM MUITA CLASSE

As vezes eu tenho muita dificuldade em escolher o que fazer para uma refeição. Os pratos que mais me atraem são os mais simples de se fazer.
Gosto muito de temperar, misturar e cozer, só isso, e de preferência algo que nem precise ficar vigiando, mexendo, acrescentando água, caldos etc....
Tá certo que esses pratos são muuuuito gostosos, mais a correrria do meu dia (e hoje é um deles) me deixa sem ânimo nenhum.
Como pizza é só final de semana, resolvi fazer esse filezinho de frango. Inicialmente eu iria temperar e dar uma grelhadinha com um fio de azeite.
No último instante, mudei de idéia (isso é muito normal para mim) e resolvi experimentar essa receitinha. Confesso que não me arrependi nem por uns instante.
Peguei aproximadamente um quilo de file de frango, que meu "Mo" gentilmente cortou facilitando muito meu serviço. Acrescentei uma caixinha de creme de leite, alguns temperinhos básicos como orégano (que não deve faltar nunca), salsinha, um sachê de tempero pronto (usei o Meu Segredo) e uma colher de sopa de vinagre. Mexi bem e deixei descansar o suficiente para eu pegar um pacote de sopa de cebola (hahahahah).
Em uma forma ou refratário fiz uma "caminha" com metade do pacote de sopa de cebola, coloquei o frango tomando o cuidado de não deixar nenhum filé sobreposto e polvilhei o restante da sopa de cebola.
 
Coloquei no forno a 180º por aproximadamente 40 minutos. Nesse meio tempo, prepare uma saladinha verde bem saborosa e apetitosa para acompanhar esse prato.
 
 Olha como o franguinho absorveu todo o creme de leite.

 
Essa saladinha eu fiz com couve bem fatiada e alface que minha mãezinha trouxe do sítio. Olha a foto dela segurando os pés de alface....
Não é uma maravilha?!!! Só pode ser ... AMOR... (detalhe na fofurice da minha mãezinha)

Bom apetite!!!

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

PUDIM DE LEITE


Nunca em minha longa vida (nem é tão longa assim tá, nasci nem faz tanto tempo, parece que foi ontem) eu conheci alguém que não goste de um pudim de leite. Com furinho ou sem furinho, o importante é que ele não fique com cheiro de ovo e bem cremoso, nossa... não dura nada em casa.

Conversinha de filho com a mãe no primeiro dia de férias.

Filho - "Mãe, quando você vai entrar de férias?"
Euzinha - "A partir de amanhã eu vou ficar em casa, por que?"
Filho - "Por nada, tem alguma sobremesa para amanhã, tipo um pudinzinho?"
Euzinha - "Não, você quer que eu faça?"
Filho - "Se não for muito difícil..."

... E dá pra resistir a um pedido desse??? Então bora fazer um pudim logo pela manhã, para que na hora do almoço, quando ele chegar da escola, ele tenha uma boa surpresa.

Em primeiro lugar eu caramelizo uma forma de anel no meio. Coloque 1 xícara de açúcar direto na forma e ele a chama do fogão. Cuidado para segurar a forma e não queimar os dedinhos, use um pano tá!!!. Deixe o açúcar queimar até ficar um caramelo dourado. Não deixe muito tempo senão o caramelo amarga. Espelhe esse caramelo pela forma inteira e reserve. Ele vai secar e estralar, mais não tem problema. Agora bata no liquidificador 3 ovos, 1 lata de leite condensado e duas latas de leite. Bata bastante pelo menos uns 5 minutinhos para sair bem o cheio de ovo, e é importante começar colocando o ovo primeiro no liquidificador. Assim seu pudim não fica com cheiro de ovo. Leve ao forno alto 200º em banho maria (eu já coloco a água fervendo na forma) coberto com papel alumínio por mais ou menos uns 40 minutos. Retire o papel alumínio com cuidado para não se queimar com o vapor que vai sair e retorne ao forno até dourar bem e ficar cozido. Espete uma faquinha de ponta no meio do pudim, se a faquinha sair limpinha, o pudim está pronto.

Olha como ele fica douradinho.
Na hora de desenformar, deixe esfriar totalmente. O meu ficou quebrado porque tentei desenformar morno, para que ele ficasse bem frio na hora do almoço....

Conversinha de mãe com filho no dia seguinte:

Filho - "Mãe, tem alguma coisa especial de sobremesa hoje?"
Euzinha - "Tem uma surpresa na geladeira"
Escuto passos apressados e depois silencio absoluto
Euzinha - "Filipe, você achou?"
E ele chegando perto de mim com um pratinho já pronto e pela metade
Filho - "Não, não achei nada....."
que safadinho né!!!

 Esse é o segundo (ou terceiro) pratinho dele.....

Bom apetite!!!

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

JILÓ FRITO NO AZEITE

 
Amo muito jiló. Fritinho, refogadinho enfim, gosto dele tanto quanto igualmente gosto de quiabo. Só que meu Mo não come. Difícil agradar né!!! Mais descobri uma maneira dele ingerir essa delícia que é fritinho.... não é sempre que faço. Mais quando faço até o Filipe acaba entrando no jiló.
E realmente fica uma delícia.... Vamos lá.
Pegue  alguns jilós lave e corte em rodelas não muito grossa. Aproximadamente 6 mm, assim se tiver algum intruso no meio (ECA) descarta a rodela inteira. De novo (ECA).
Agora tempere com sal, pimenta e algum temperinho pronto que você preferir. Eu usei Sazon amarelo. Misture tudo e deixe tomar gosto por uns 10 minutos. Bata um ovo com sal e misture tudo ao jiló. Agora é só ir tirando as rodelas do ovo e passar na farinha de rosca. Olha como fica bunitinho
Coloque azeite numa frigideira e frite as rodelas. Não precisa colocar muuuuuito azeite. O suficiente para as rodelinhas ficarem fritarem. Não deixe no fogo muito forte para que as rodelas "cozinhem" na fritura. Vire as rodelinhas para dourar dos dois lados. Deixe até dourar bem. Escorra e coloque em papel absorvente.
   
Minha sugestão de uma boa refeição? Saladinha de alface roxa do sítio do meu paizinho que minha mãezinha gentilmente me traz toda a semana, com alguns tomatinhos e pepino. Um franguinho bem refogadinho ao molho de ervilhas frescas e coentro (este último também do sítio do meu paizinho). Nossa... sem comentários.
Bom apetite!!!

domingo, 20 de julho de 2014

TORRESMINHO SUPER PRÁTICO

Eu amo torresminho, mesmo que não seja como acompanhamento de uma delícia de feijoada....
Na sexta foi dia só de petiscos, pois não tinha idéia do que preparar. E na verdade estava morrendo de vontade de comer um belo torresminho.
Mais só de pensar na bagunça que se faz ao preparar essa delícia, desanima né!!! Bem, vou confessar que esse aí foi super fácil, pois eu preparei na fritadeira Airfryer da Walita. Pensa numa coisa mais torradinha, sequinha... e o melhor... a gordura toda separada no fundo da fritadeira. Nem fiquei com pensamento gordo tá!!!
Muito fácil. Separei em quadradinhos a barriga do porco (acho que foi umas 600 grs) temperei com alho, limão, vinagre e sal. Coloquei dentro da fritadeira na temperatura de 200º e programei 30 minutos. Fiquei mexendo a cada 10 minutos. Esse tempo não foi o suficiente e programei mais 10 minutos. Ficaram super crocantes.
Olha como ficou pururuca.... que delícia... 

Super aprovada a idéia. Com certeza vou fazer outras vezes....Se você tem a fritadeira, não deixe de experimentar...

Bom apetite!!!

quinta-feira, 10 de julho de 2014

SOPA DE CAPELETTI

Ahhhhh, friozinho gostoso, com chuvinha. Delícia de tempo. Eu amo dias chuvosos, mais fresquinhos... é, eu sei, sou meia louca.... mais eu acho perfeito pra ficar juntinho de quem ama... encaracolada nas cobertas... e tomando uma sopa deliciosa de capeletti, não precisa de mais nada.
Mas vou ser muito sincera. Eu resolvi fazer essa sopa pois praticamente quase todos os ingredientes eu já estava perdendo. O capeletti já estava vencendo, a bandeja de legumes que comprei no sábado quase que estava indo pro lixo. E como minha vozinha materna costumava me dizer, com aquele sotaque italiano, "é uma judiasson".
Então vamos lá, sem nenhuma medida certa, nem seguindo nenhuma receita a risca, dourei um pouco de alho no azeite direto na panela de pressão. Acrescentei aproximadamente 2 litros de água quente, coloquei 3 cubinhos de caldo de galinha e 600 grs de músculo cortado em pedaços regulares. Tampei a panela e deixei cozinhar por 40 minutos, pois eu queria uma carne muito, mais muito macia. Tirei a pressão e coloquei um pacote de capeletti sabor carne, e os legumes da bandejinha. A parte da acelga eu infelizmente tive de descartar, pois já estavam ficando marronzinhas. Cozinhei por 5 minutos, desliguei o fogo e tampei a panela e deixei paradinha até a torradinha ficar pronta.
As torradinhas fiz sem nenhuma dificuldade... Quando fui pegar o músculo no açougue, peguei também uma bandejinha de pão de alho. Isso mesmo.... Esse mesmo pão de alho que se faz em churrasco.... eu amo essa "torradinha" com os caldos ou sopas que resolvo fazer. Coloquei tudo no forno e deixei dourar levemente. E pronto. 
Em uma hora, fiz a sopa, as torradinhas e ainda deu tempo de passar aqui e deixar a dica deliciosa para um próximo dia friozinho, pra ficar no aconchego..... só descansando um tiquinho.....

Bom apetite!!!

quarta-feira, 9 de julho de 2014

COPA DO MUNDO

É gente, eu sei que estão todos muito tristes por causa da derrota do Brasil. Mais vamos lá!!! Mesmo que derrotados em 2014 ainda existirão outras copas, e espero que o futuro técnico do Brasil invista mais nos jogadores daqui de dentro do Brasil... existem muitos caras bons pelo Brasil afora. E eu, na minha modéstia, acho que a seleção deveria ser um time de muito boa preparação, treinando muito nesses 4 anos que ainda faltam para a próxima copa. Assim surgiria uma seleção que vestiria a camisa com força, garra e determinação. Como todo Brasileiro deve ser.
E como boa Brasileira, continuo acreditando no meu Brasil Brasileiro...... Vamos lá Brasil, sil, sil, sil....

terça-feira, 1 de julho de 2014

CACHORRO QUENTE DE FORNO

 Cachorro quente é tudo de bom né!!! ainda mais quando é incrementado e assado.
Para preparar essa maravilha eu peguei uma receitinha muito fofa e deliciosa de torta salgada, que faço vapt vupt no liquidificador. O recheio??? o que você mais gostar. Já fiz com sardinha, atum, legumes, carne moída, calabresa, frango e um dia pensei..... por que não colocar salsicha. 
Ah, mais não queria só cortar as salsichas e colocar lá, nananinanão.....Refoguei uma cebola bem picadinha, acrescentei um pacote de salsicha em rodelas e mais ou menos meia xícara de molho pronto. Temperei a gosto e deixei ferver bem para não ficar com muito molho. Ficou um molho bem grosso, para não interferir na massa.
E então surgiu essa maravilha que todos chamam de "au au" no forno.... 
Anotem aí!!!

Ingredientes Massa:
  •  1 xícara (chá) de leite
  • 1 xícara (chá) de óleo
  • 4 ovos
  • 1 tablete de tempero 
Bata tudo no liquidificador e reserve. A parte, peneire num recipiente 2 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo e 1 colher (sopa) de fermento. Agora acrescente os ingredientes que você bateu no liquidificador misturando bem.
Coloque numa forma untada e polvilhada com farinha de trigo toda a massa. Por cima acrescente o recheio.
Leve ao forno pré-aquecido 180º por 30 ou 40 minutos.
Eu queria caprichar mais no hot dog então fiz um purê de batatas não muito duro, coloquei num saquinho de freezer, cortei a pontinha e espalhei por cima da salsicha. Mas também queria requeijão (eu amo requeijão) então fiz a mesma coisa com ele.

 Olha que coisa mais linda, mais cheia de... recheio (desculpe o trocadilho da música, mais não resisti)
 
Raparem na borda da assadeira, como a massa cresceu..... ufa, que gostosura....

Acho que a partir de agora essa receita coringa de massa vai entrar rapidinho para o caderninho de receitas.... 

PS: Dessa vez foi meu celular (e euzinha) que tirou foto. Infelizmente não ficou com a mesma qualidade que a minha irmãzinha tirou do post anterior.... mais não desanimem. A receita é maravilhosa!!!

Bom apetite.

terça-feira, 24 de junho de 2014

AMÊNDOAS DOCES FÁCEIS

Amêndoa, amendoim, macadâmia, castanha do pará, castanha de caju, nozes... todas essas frutinhas por si só já maravilhosas. Imaginem docinhas, com um toque de chocolate, crocantes ao morder.....
Foi nosso petisco ontem no jogo do Brasil.... Deliciosa e muito fácil de fazer que em 15 minutinhos já dá para saborear.... Vamos lá!!!

Ingredientes
  • 500 grs de Amêndoas
  • 1 e 1/2 xícara de açúcar
  •  1/2 xícara de água
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó
  • 2 colheres (sopa) de chocolate ou achocolatado
Misture todos os ingredientes em um refratário alto e leve ao micro-ondas em potência alta por 12 minutos. Retire do forno e mexa com uma colher por uns 2 minutinhos. A calda vai estar bem grossa e o doce vai cristalizar enquanto você está mexendo com a colher. Se isso não acontecer em 2 ou 3 minutinhos, retorne o refratário ao micro-ondas por mais 1 minuto e volte a mexer novamente. Quando cristalizar coloque numa forma grande, espalhe bem e espere um tiquinho para esfriar e ficar crocante.
Fácil mesmo não é?!!! Até quando o micro-ondas queima no meio do período programado......
Foi o que aconteceu ontem na casa da minha mãezinha. Mais sem problemas... Coloquei o doce numa panela e levei ao fogo mexendo sempre até cristalizar....
Viu que fácil, não tem desculpa para se aventurar na cozinha e preparar uma delícia que fica pronta rapi dez..... nesse caso rapi doze....
 
 
PS: as fotos não ficaram lindas?????? Foi minha querida irmãzinha Merli que tirou. O toque das flores foi idéia da Ana, minha norinha..... Obrigada as duas lindinhas....
 
Bom apetite!!!

segunda-feira, 23 de junho de 2014

BOLO DE FUBÁ

 
É, eu sei que todos tem uma receitinha de bolode fubá super delicioso. Mesmo assim sugiro que anotem essa receita. Como bem dizia o Caco do antigo programa Sai de Baixo (antigo só o programa viu gente), essa receita é um ESPETÁCULO.
Bolo super fofo e super fácil de fazer. Não é super isso???

Ingredientes:
  • 4 ovos grandes
  • 1 caixa de creme de leite
  • 1 vidro de leite de coco
  • 3/4 xícara (chá) de óleo
  • 2 xícaras (chá) de fubá
  • 3 colheres (sopa) de queijo parmesão (usei de saquinho)
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) fermento em pó
Bata todos os ingredientes no liquidificador (menos a farinha e o fermento), por uns 3 minutos para misturar muito bem. Junte a farinha e o fermento e dê umas pulsadas para misturar rapidinho. Despeje em forma untada e enfarinhada e leve ao forno pré-aquecido por 40 ou 45 minutos. Faça o teste do palito.
Com um chazinho, cafezinho, capuchino, tenho certeza que esse bolo não vai fazer feio.
Na foto eu fiz em embalagens de cup cake e enfeitei com estrelinhas de goiabada, que comprei pronta, fatiei e cortei com cortador.
Não ficou muito fofo??? Duplamente!!!
 
Bom apetite!!!

sexta-feira, 20 de junho de 2014

CAI CAI BALÃO, CAI CAI BALÃO...

 
Na minha infância eu cantava tanto essa musiquinha e achava tão fofinha, mas creio que hoje em dia nunca mais poderemos cantar, tamanho estrago que esse fofo balão faz ao cair na terra.
Fofo só quando está no ar... mais infelizmente uma hora ele cai, exatamente como a singela música diz.... mas não nas nossas mãos.
Essa é minha barraquinha junina que está montada no clube do Palmeiras. Estarei até o final do mês todos os sábados e domingos com salgados, doces tradicionais, crepes doces e salgados e caldos quentes diversos.
 
PS: a barraca mais "bonitinha" ganhará um premio do clube. Será que tenho chances???

quinta-feira, 19 de junho de 2014

PICANHA COM CREME DE CEBOLA

Essa receita tradicionalmente é feita com maminha. Mas resolvi trocar por picanha...
Ficou igualmente maravilhosa. A carne sumiu da panela assim que ficou pronta, foi difícil separar esses dois pedacinhos para a foto.
Receita rapidíssima. Enquanto ela cozinha, dá tempo de preparar uma sobremesa ou acompanhamento bem gostoso. Serviria com purê de batatas.... Mais como eu disse, ela sumiu antes de eu "pensar" e "agir". Então prepare-se para o depois, pois tenho certeza que vocês também realizarão esse belo truque de mágica. Infelizmente eu não estava preparada para essa surpresa....

Ingredientes:
  • 1 peça de picanha (se quiser experimentar com a maminha fique a vontade)
  • 1 lata de molho de tomates
  • 1 cebola picadinha
  • 3 dentes de alho triturado
  • sal, orégano e tempero pronto a gosto
  • 1 xícara (chá) de água
  • 1 xícara (chá) de cerveja preta
  • 1 pacote de sopa creme de cebola
Primeiramente coloque um fio de óleo na panela de pressão e coloque a picanha com a gordura virada para baixo e deixe dourar. Vire a carne na panela e acrescente a cebola, o alho, os temperinhos básicos, o sal (cuidado com ele pois o creme de cebola já é salgado). Deixe dourar esses ingredientes e acrescente a água, o molho de tomates, a cerveja e a sopa de cebola. Misture tudo muito bem, tampe a panela e assim que começar a pressão cozinhe por aproximadamente 40 minutos. Abra a panela e verifique se a carne está macia. A minha estava um pouquinho rígida. Então eu fatiei, e voltei na panela juntamente com o molho e cozinhei por mais 10 minutos. Ficou muuuuuuuuuito macia.
Acreditem, não fica com gosto da cerveja. Ela deixa o molho bem escuro e expeço. Maravilhoso.

Servida também com a deliciosa e rápida Batata Duchesse ficaria perfeita. E ainda você pode pegar a receita aqui no blog.
Bem, depois de tantos "conselhos" no início da página, não digam que eu "não avisei" se ela evaporar depois de colocar na mesa..... "eu não disse???"
Bom apetite!!!

terça-feira, 3 de junho de 2014

AMAR OU ODIAR, EIS A QUESTÃO

Não tem meio termo para definir essa iguaria. É amar ou odiar.
Meu marido odeia. Eu amooooooooooo. De qualquer jeito. Na salada, a milanesa, fritinho, com frango ou refogadinho com laranja.
Este último é muito simples de fazer, mais eu acho que fica tão gostoso, que comeria somente ele com um arrozinho branco.
Vamos lá
 
  • 1 pacotinho de quiabo (desses já selecionados lindinhos)
  • suco de 1 limão
  • 1 cebola pequena bem picadinha
  • 1 dente de alho triturado
  • 1 sache de tempero de legumes
  • suco de 1 laranja pera
Primeiramente prepare o quiabo. Lave e seque muito bem. Corte as pontas (assim você fica sabendo quais são os macios que vão para a panela e quais são os duros que vão para o lixo) e depois ao meio. Tempere apenas com o suco de limão, misture e reserve. Numa panelinha coloque azeite, a cebola e o alho. Quando dourar acrescente o quiabo (junto com o caldinho de limão) o sache de tempero mais não mexa. Quando ele começar a "pegar" no fundo da panela pode dar uma mexidinha com uma colher e acrescente o suco de laranja. Tampe a panela, abaixe o fogo e deixe cozinhar. Essa parte é tão rapidinho, pois ele não fica muito molenga, fica bem al dente. Se você achar necessário, acrescente mais um tiquinho de água.
E pronto. Mais nada....
Delícia de quiabinho, sem baba nenhuma, levemente agridoce por conta da laranja.
Depois me digam se foi amor a primeira vista ou a segunda.....
 
 
 
 
 



quinta-feira, 29 de maio de 2014

VOLTEI

Oi, gente..... Ninguém chorou né!!!

Estou de volta.... correndinho mais de volta....  olha o motivo por que andei sumidinha.....

 
Super aula de Bolo de casamento (o topo do bolo nós comemos viu!!! bolo de chocolate com recheio de brigadeiro e geleia de morango)
  
 
Bolo Falso para casamento (muito singelo não acham?)
 
Minhas rosas..... fofuchinhas....
 
 
sempre atenção aos detalhes
 
 
Bem casados
 
 
Bolo de Limão com suspiros
 
Outra super aula
 
Mini Cup Cake Red Velvet (ficaram super fofos)
 
Aqui cobertos com brigadeiro
  
 
Agora cobertos com marshmallows nos saborres de maracujá, morango e coco
 
 
Olha no detalhe..... fofuchos....
 
 
Mais bem casados....
 
 
Sem comentários
 
Então.... estou perdoada??? Mais ando tirando fotos de vários pratinhos e devagarzinho vou postando mais receitinhas tá bom.....
Beijinhos com sabor de bem casado recheados com doce de leite..... é bom demais....