Carne branquinha, mais suave que a carne de siri (apesar de amar casquinha de siri), não tem como resistir a um prato tão exótico.
Está bem, confesso, mea culpa. Se não fosse meus filhos matar e limpar eu não prepararia esse prato. Ainda bem que tenho filhos que gostam demais de caranguejo e assim não tive de implorar muito. E nem eles tiveram de implorar para eu preparar o prato.
Vamos aos ingredientes.
- 12 caranguejos limpos. (Procure na internet como fazer para matar e limpar direitinho)
- 1 pimentão vermelho
- 1 pimentão verde
- 8 tomates bem maduros mais ainda firmes
- 6 dentes de alho
- 4 cebolas grandes
- salsinha e cebolinha a gosto
- sal e pimenta a gosto
- caldo de camarão
- 3 ou 4 colheres de sopa de azeite de dendê
Modo de Preparo:
Aqueça uma panela bem grande com água (que possa acomodar os caranguejos ou pelo menos metade deles). Junte uma cebola cortada em 4, 3 dentes de alho inteiro, sal e tempero a gosto. Quando a água ferver junte os caranguejos e cozinhe até eles ficarem cor de rosa. Retire e reserve.
Bata no liquidificador 2 cebolas, os tomates, 3 dentes de alho, metade do pimentão vermelho e metade do pimentão verde, salsinha e cebolinha e sal a gosto. Reserve.
Coloque o azeite de dendê numa panela grande e refogue 1 cebola cortada em quadradinhos e o restante dos pimentões também cortados em quadradinhos. Quando dourar, coloque os caranguejos bem acomodados um ao lado do outro. Cubra com os ingredientes batidos no liquidificador e acrescente água até cobrir os caranguejos. Verifique o tempero, corrija o sal e deixe ferver por uns 10 minutos para apurar os sabores.
Viu como é prático??? O trabalho maior ficou mesmo com o Rafael e o Gabriel, mais eles me disseram que foi um prazer (ou será que era 1º de abril???)
PS. Para fazer um delicioso pirão de caranguejo, acrescente farinha de mandioca crua em chuva no molho, mexendo sempre até ficar da consistência desejada.
Não esqueça da pimentinha.
Beijos
Nenhum comentário:
Postar um comentário