sábado, 26 de abril de 2014

ROCAMBOLE COM MASSA DECORADA

 
Rocambole por si só já é uma delícia. De doce de leite, polvilhado com açúcar de confeiteiro, ou só recheado com goiabada hummmmmmmmmm. O que importa é que a massa seja fofinha, saborosa e maleável, para não rachar quando for enrolar. Acho muito gostoso fazer esse rocambole com massa decorada. Tem alguns segredinhos mais tenho certeza que com amor e dedicação qualquer um conseguirá fazer.

Ingredientes Massa Pão-de-Ló:
  • 4 ovos
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 3\4 de xícara (chá) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de leite ou água
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • corante em gel nas cores desejadas
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Bata os ovos, começando com velocidade alta.
Sem parar de bater, vá acrescentando o açúcar aos poucos, e continue batendo até dobrar de volume. Coloque o leite e o óleo e a essência e bata mais um pouco. Retire da batedeira. Acrescente a farinha e o fermento e mexa delicadamente até ficar bem homogêneo.
Separe uma colher de massa para colorir como desejar. Pingue o corante até atingir o tom desejado e reserve. Pegue uma folha de papel manteiga e desenhe o que desejar como molde (se quiser fazer modelos livres pule essa parte). Unte uma forma de rocambole com óleo ou margarina e coloque a folha de papel manteiga com os desenhos riscados virados para a parte de baixo. Unte a parte de cima do papel também.
Agora é que vem o pulo do gato. Em cada cor que você aplicar no papel, tem de levar ao forno, por aproximadamente 1 minuto para secar e as cores não se misturarem. Na Internet tem vários modelos inspiradores. Eu prefiro os modelos livres, que não tenham riscos (não sou muito boa em seguir moldes) então arabescos, blocos de cores diversas, ou bolinhas são meus preferidos.
Assim que terminar todas as cores, coloque o restante da massa por cima com cuidado para não danificar o seu trabalho e leve ao forno por aproximadamente 10 minutos, até começar a dourar. Quando retirar do forno, coloque o rocambole sobre um pano de prato limpo e retire com muito cuidado o papel manteiga. Corte as laterais do rocambole, pois elas ficam mais sequinhas e dificulta o processo de enrolar. Enrole com o auxílio do pano de prato. Reserve para esfriar.

 
Sugestões para recheio: Brigadeiro branco ou escuro, doce de leite, goiabada, ganache, trufas. Esse da foto é de trufa de morango com geléia também de morango.
  • 250 grs de chocolate branco derretido
  • 75 ml de creme de leite
  • 1 colher (sopa) pó sabor morango
  • 1 colher (sopa) de glucose amarela
  • 3 colheres (sopa) de geleia de morangos
Modo de Preparo: Misture todos os ingredientes e deixe esfriar por aproximadamente 2 horas.
 
Montagem: Abra o rocambole com cuidado, que nesta altura já deve estar bem frio. Espalhe a trufa por todo o rocambole e por cima um pouco da geléia. Lembre-se que não é necessário muito recheio, senão quando enrolar novamente, ele escapará pelas laterais. Enrole novamente e sirva-se de um maravilhoso rocambole, com massa super fofa e ainda lindo de morrer....
 
Tenho certeza que você vai arrasar... Beijinho de morango a todos....
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário