segunda-feira, 28 de abril de 2014

REFOGADO DE LENTILHA

 
Estava com um pacote de lentilha aqui em casa já fazia muito tempo. Não queria fazer com arroz, nem em salada, então pesquisei na internet. Nossa fiquei frustrada, achei muita coisa, até suflê de lentilhas (mais não era isso que queria), mais a maioria era salada, ou misturada com arroz, vários tipos e jeitos, mais tudo a mesma coisa. E eu queria fazer alguma coisa para acompanhar meu arrozinho branco, pois meu feijão tinha acabado. Resolvi cozinhar o pacote inteiro mais depois coei, pois queria ele mais sequinho. Como ele rende muito, congelei a metade para fazer em outra ocasião. Nessa outra metade resolvi fazer um refogadão bem bolado. Vamos a lista do que eu usei.

  • 2 xícaras de lentilhas cozidas al dente
  • 1 cebola bem triturada
  • 3 dentes de alho triturado
  • meia linguiça calabresa cortada cem cubos
  • 1 cubinho de caldo de galinha
  • 100 grs de bacon em cubos
  • 2 tomates em cubinhos
  • 200 grs queijo minas padrão cortado em cubos
  • salsa e cebolinha a gosto
  • Azeite para refogar
Primeiro pegue uma frigideira grande e coloque um pouco de azeite, apenas para untar o fundo e acrescente o bacon cortado em cubinhos. Deixe dourar e junte a linguiça calabresa também cortadinha. Quando tudo estiver douradinho, coloque a cebola e o alho e deixe alguns minutos para dourar. Esmigalhe o caldo de galinha e acrescente a lentilha. Abaixe o fogo e mexa bem até incorporar todos os ingredientes e sabores. Esse processo é bem rápido, pois é apenas para agregar os ingredientes e dissolver bem o caldo de galinha. Junte os tomates, o queijo, a salsa e cebolinha e apague o fogo. Misture e tampe a panela para o queijo derreter mais os cubinhos de tomates ainda ficam inteirinhos.....
 
Ficou um refogado bem interessante. Forte e Nutritivo. Faltou algumas pitadas de pimenta vermelha ao tempero (mais coloquei no meu prato). Se você gosta de lentilhas, experimente esse prato. Não vai se arrepender.
 
 
E como tudo o que eu faço é com muito amor, nada como uma porção de coração, recheado de lentilhas, de mim.... para mim mesma... The End
 
 

sábado, 26 de abril de 2014

ROCAMBOLE COM MASSA DECORADA

 
Rocambole por si só já é uma delícia. De doce de leite, polvilhado com açúcar de confeiteiro, ou só recheado com goiabada hummmmmmmmmm. O que importa é que a massa seja fofinha, saborosa e maleável, para não rachar quando for enrolar. Acho muito gostoso fazer esse rocambole com massa decorada. Tem alguns segredinhos mais tenho certeza que com amor e dedicação qualquer um conseguirá fazer.

Ingredientes Massa Pão-de-Ló:
  • 4 ovos
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 3\4 de xícara (chá) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de leite ou água
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • corante em gel nas cores desejadas
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Bata os ovos, começando com velocidade alta.
Sem parar de bater, vá acrescentando o açúcar aos poucos, e continue batendo até dobrar de volume. Coloque o leite e o óleo e a essência e bata mais um pouco. Retire da batedeira. Acrescente a farinha e o fermento e mexa delicadamente até ficar bem homogêneo.
Separe uma colher de massa para colorir como desejar. Pingue o corante até atingir o tom desejado e reserve. Pegue uma folha de papel manteiga e desenhe o que desejar como molde (se quiser fazer modelos livres pule essa parte). Unte uma forma de rocambole com óleo ou margarina e coloque a folha de papel manteiga com os desenhos riscados virados para a parte de baixo. Unte a parte de cima do papel também.
Agora é que vem o pulo do gato. Em cada cor que você aplicar no papel, tem de levar ao forno, por aproximadamente 1 minuto para secar e as cores não se misturarem. Na Internet tem vários modelos inspiradores. Eu prefiro os modelos livres, que não tenham riscos (não sou muito boa em seguir moldes) então arabescos, blocos de cores diversas, ou bolinhas são meus preferidos.
Assim que terminar todas as cores, coloque o restante da massa por cima com cuidado para não danificar o seu trabalho e leve ao forno por aproximadamente 10 minutos, até começar a dourar. Quando retirar do forno, coloque o rocambole sobre um pano de prato limpo e retire com muito cuidado o papel manteiga. Corte as laterais do rocambole, pois elas ficam mais sequinhas e dificulta o processo de enrolar. Enrole com o auxílio do pano de prato. Reserve para esfriar.

 
Sugestões para recheio: Brigadeiro branco ou escuro, doce de leite, goiabada, ganache, trufas. Esse da foto é de trufa de morango com geléia também de morango.
  • 250 grs de chocolate branco derretido
  • 75 ml de creme de leite
  • 1 colher (sopa) pó sabor morango
  • 1 colher (sopa) de glucose amarela
  • 3 colheres (sopa) de geleia de morangos
Modo de Preparo: Misture todos os ingredientes e deixe esfriar por aproximadamente 2 horas.
 
Montagem: Abra o rocambole com cuidado, que nesta altura já deve estar bem frio. Espalhe a trufa por todo o rocambole e por cima um pouco da geléia. Lembre-se que não é necessário muito recheio, senão quando enrolar novamente, ele escapará pelas laterais. Enrole novamente e sirva-se de um maravilhoso rocambole, com massa super fofa e ainda lindo de morrer....
 
Tenho certeza que você vai arrasar... Beijinho de morango a todos....
 

sexta-feira, 25 de abril de 2014

PICANHA ASSADA

 
Dá para acreditar que foi assada no forno??? Esse prato para variar é muuuuuuuuuuuuito prático. Eu já fiz essa picanha muitas vezes, e eu juro juradinho que nunca ficou dura. Em nenhuma vez.
Carne suculenta, macia, gostosa, com uma crostinha crocante por fora e com só dois ingredientes. Sal e farinha. Ops, parece que não sei mais contar. Três ingredientes, Sal, farinha e a picanha é claro. Vamos lá...
 
Primeiro escolha uma peça de picanha bem bonita, grande ou pequena, depende do tamanho da sua família e da sua fome. Garanto que você não consegue comer apenas duas fatiazinhas finas como estão na foto. Esfregue sal por toda a peça, inclusive por cima da gordura. Não exagerem no sal, passem o suficiente para temperar a carne, pode parecer pouco mais o sal penetra na carne de tal maneira, que não precisa de outro tempero. 
Depois disso Espalhe farinha de trigo, apalpando bem na carne para a farinha "grudar" na peça de picanha. Eu faço todo esse processo na forma onde vou assar mesmo, para não sujar muita coisa. Retire o excesso de farinha que não gruda na carne e vai caindo e jogue fora. Olha como fica empanadinha....


 Deixe a parte da gordura virada para cima e leve ao forno quente (se for elétrico, a parte mais grossa no fundo do forno) 180º a 200º por aproximadamente 1 hora e 30 minutos (ao ponto) até ela ficar bem dourada e com a aparência crocante. A gordura vai derretendo e se espalhando na forma (acho que é por isso que ela fica muito macia). Se quiser mais bem passada é só deixar mais tempo no forno, como eu gosto dela mais suculenta prefiro esse tempo. Meus filhos preferem mal passada então eu deixo 1 hora ou menos.
 
 
Genteim, vocês precisam experimentar essa carne... é realmente tudo de bom.... delícia..... e sem esforço nenhum. Dá pra fazer esse final de semana. Vamos lá!!!



 

terça-feira, 22 de abril de 2014

ARROZ, PRATO PRINCIPAL OU ACOMPANHAMENTO?

 
Amo Arroz. Branquinho ou com legumes... risoto ou bem soltinho.... com feijão ou com uma saladinha de tomate, hummmmmmm. E esse que resolvi fazer é tudo de bom....Rende bastante e dá para a família inteira. Minha mãe já fazia quando eu era criança. O cheirinho do refogado do frango me remete aos tempos em que eu era raquítica e podia comer repetidas vezes sem me importar com o amanhã. Hoje eu me preocupo muito com a quantidade e qualidade do que eu como, mais confeço que repeti esse prato como antigamente... e sem dor na consciência. Rááááá!!!

Ingredientes:
  • 1 quilo de frango cortado a passarinho bem limpinho, sem a pele
  • 4 gomos de linguiça fresca cortada em quatro
  • 1 cebola picadinha
  • 2 dentes de alho
  • 1 cubinho de caldo de galinha
  • orégano a gosto
  • 4 xícaras de arroz lavado
  • 1 cebola bem picadinha
  • 2 dentes de alho
  • 4 cubinhos de caldo de galinha
  • meia couve flor em buques limpinhos
  • meio repolho cortado em 4
Comece primeiro com o frango. Em uma panela refogue em um pouco de óleo ou azeite a cebola e o alho, acrescente o frango, o cubinho de caldo de galinha e o orégano e deixe dourar bem. Acrescente água quente aos poucos até o frango ficar macio. Na última vez em que for acrescentar a água, coloque os gomos de linguiça para ir cozinhando. Nesse meio tempo, em uma panela grande coloque mais um pouco de óleo e refogue a outra cebola e o alho. Acrescente o arroz limpo e refogue até ele ficar com cheirinho de "pipoca" (segredinho que aprendi com a mãezinha para um arrozinho bem soltinho). Junte os cubinhos de caldo de galinha esfarelado e o frango com a linguiça junto com o caldo do cozimento. Coloque água quente o suficiente para cobrir o arroz até três dedos acima dele e coloque o repolho e a couve flor espaçadamente. Tampe a panela e deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos em fogo baixo. Se o arroz estiver um pouquinho duro acrescente mais de água quente para terminar o cozimento. Deixe descansar uns 10 minutos antes de servir.

 
Meu "pratinho" preparado sem modéstia como antigamente.... Me senti tão magrinha...... ...saudades...

domingo, 20 de abril de 2014

PÁSCOA

Coelhinho da páscoa, que trazes pra mim, 1 ovo, 2 ovos, 3 ovos assim.....

Nossa, quantos ovos.... acho que foram muito mais que 3 ovos assim....



 
FELIZ PÁSCOAA

ROCAMBOLE DE MASSA DE PASTEL

Nossa.... Como é cansativo a páscoa. Mas valeu a pena... Sensação de missão cumprida.
Depois de tanta correria da páscoa, nada mais natural do que fazer um prato bem rápido, gostoso, que eu pudesse curtir os filhotes, maridão e o sofá....
Esse rocambole é muito simples, não tem medida e nem receita. Pegue o que você mais gosta e o que tem na geladeira... Já fiz de vários sabores. Frango, espinafre, brócolis e o que sua imaginação mandar. Mais uma coisa é certa, em todas as ocasiões tem de ter o de calabresa. A próxima vez vou experimentar fazer com carne seca. Nossa.... acho que vai ficar espetacular.

Ingredientes rocambole de calabresa:  

  • massa de pastel*
  • fatias de mussarela
  • 2 linguiças calabresas trituradas
  • queijo tipo catupiry
  • 1 tomate picadinho temperado com flor de sal e orégano
  • azeitonas picadas
Ingredientes rocambole de presunto de peito de peru

  • massa de pastel*
  • fatias de mussarela
  • requeijão cremoso
  • fatias de presunto de peito de peru
  • 1 tomate picadinho temperado com flor de sal e orégano
  • azeitonas picadas



Ingredientes rocambole de tomate seco com mussarela de búfala
  • massa de pastel*
  • fatias de queijo mussarela
  • tomate seco já temperado cortado em fatias
  • mozarela de búfala em bolinhas fatiadas
 
* Massa de pastel é aquela comprida enrolada tá gentein!

Para começar é só abrir um pedaço da massa de pastel de aproximadamente 50 cm e ir colocando o recheio na ordem acima dos ingredientes. Enrole como rocambole com o auxílio do plástico do pastel (só não se esqueça de retirá-lo). Pincele os rocamboles com uma gema batida com um fio de azeite e leve ao forno médio pré-aquecido até dourar.
Mais simples que isso é pedir uma pizza. Mas garanto que esse rocambole não vai decepcionar aos mais exigentes paladares.


 
Os três pedaços prontinhos para degustação. Ficaram deliciosos....

quarta-feira, 9 de abril de 2014

BOLO DE CARNE

 
Já aconteceu com vocês de resolver fazer alguma coisa e no final ter de mudar tudo porque não encontrou o que queria fazer de início? Pois bem, ontem foi um desses dias. Tinha tanta coisa para fazer que pedi para o Mo trazer um quilo de carne moída porque queria fazer um rocambole. Aí me lembrei que não tinha nada para rechear, então fui para a o plano B. Lembrei de um bolo de carne bem saboroso que faço com sopa pronta. Mais não tinha sopa que precisava, só tinha de creme de cebola. Bem então resolvi adaptar, mais aí não tinha creme de leite, nem ervilha.... saco..... fui pegando o que tinha na dispensa e não é que deu certo? Bolo de carne bem molhadinho, segundo o filhão ficou parecendo um pudim de carne..... Valeu o incentivo.....

Ingredientes:
  • 1 quilo de carne moída
  • 1 pacote de creme de cebola
  • 1 pacote de molho de tomate pronto
  • 1 lata de grão de bico (já cozido)
  • cebola bem picadinha
  • cheiro verde a gosto, orégano
  • 4 ovos
Misture todos os ingredientes e leve para assar em forma de buraco no meio untada com azeite. Passei também um fio de azeite por cima. Servi com um molho bechamel bem basiquinho que comprei o pacotinho no mercado (pelo menos isso eu tinha)
 
Com uma saladinha ia ficar bem, mais nem isso eu tinha.... saco de novo.... acho que sábado é dia de CEASA...
 
Beijos

sábado, 5 de abril de 2014

BOLO, QUERO BOLO, BOLO, BOLO...

É tão bom quando fazemos o que amamos não é!!! Amo muito fazer guloseimas, bolos e criar maravilhas, ainda mais quando a gente vê o esforço reconhecido. Obrigada alunas queridas, que me incentivam a continuar sempre. Obrigada Deus pelas forças que se renovam diariamente em minha vida.

Olha que delícia de bolo que cortamos na aula hoje....



Bolo macio, molhadinho e delicioso. Quem disse que bolo de pasta americana tem de ser ruim????

terça-feira, 1 de abril de 2014

CARANGUEJOS E MAIS CARANGUEJOS

 
Quem nunca comeu uma boa caranguejada ou uma patola de caranguejo bem feita não sabe o que está perdendo.
Carne branquinha, mais suave que a carne de siri (apesar de amar casquinha de siri), não tem como resistir a um prato tão exótico.
Está bem, confesso, mea culpa. Se não fosse meus filhos matar e limpar eu não prepararia esse prato. Ainda bem que tenho filhos que gostam demais de caranguejo e assim não tive de implorar muito. E nem eles tiveram de implorar para eu preparar o prato.
 
Vamos aos ingredientes.

  • 12 caranguejos limpos. (Procure na internet como fazer para matar e limpar direitinho)
  • 1 pimentão vermelho
  • 1 pimentão verde
  • 8 tomates bem maduros mais ainda firmes
  • 6 dentes de alho
  • 4 cebolas grandes
  • salsinha e cebolinha a gosto
  • sal e pimenta a gosto
  • caldo de camarão
  • 3 ou 4 colheres de sopa de azeite de dendê

Modo de Preparo:
 
Aqueça uma panela bem grande com água (que possa acomodar os caranguejos ou pelo menos metade deles). Junte uma cebola cortada em 4, 3 dentes de alho inteiro, sal e tempero a gosto. Quando a água ferver junte os caranguejos e cozinhe até eles ficarem cor de rosa. Retire e reserve.
Bata no liquidificador 2 cebolas, os tomates, 3 dentes de alho, metade do pimentão vermelho e metade do pimentão verde, salsinha e cebolinha e sal a gosto. Reserve.
Coloque o azeite de dendê numa panela grande e refogue 1 cebola cortada em quadradinhos e o restante dos pimentões também cortados em quadradinhos. Quando dourar, coloque os caranguejos bem acomodados um ao lado do outro. Cubra com os ingredientes batidos no liquidificador e acrescente água até cobrir os caranguejos. Verifique o tempero, corrija o sal e deixe ferver por uns 10 minutos para apurar os sabores.
 
Viu como é prático??? O trabalho maior ficou mesmo com o Rafael e o Gabriel, mais eles me disseram que foi um prazer (ou será que era 1º de abril???)
 
PS. Para fazer um delicioso pirão de caranguejo, acrescente farinha de mandioca crua em chuva no molho, mexendo sempre até ficar da consistência desejada.
 
Não esqueça da pimentinha.
 
Beijos