terça-feira, 24 de junho de 2014

AMÊNDOAS DOCES FÁCEIS

Amêndoa, amendoim, macadâmia, castanha do pará, castanha de caju, nozes... todas essas frutinhas por si só já maravilhosas. Imaginem docinhas, com um toque de chocolate, crocantes ao morder.....
Foi nosso petisco ontem no jogo do Brasil.... Deliciosa e muito fácil de fazer que em 15 minutinhos já dá para saborear.... Vamos lá!!!

Ingredientes
  • 500 grs de Amêndoas
  • 1 e 1/2 xícara de açúcar
  •  1/2 xícara de água
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó
  • 2 colheres (sopa) de chocolate ou achocolatado
Misture todos os ingredientes em um refratário alto e leve ao micro-ondas em potência alta por 12 minutos. Retire do forno e mexa com uma colher por uns 2 minutinhos. A calda vai estar bem grossa e o doce vai cristalizar enquanto você está mexendo com a colher. Se isso não acontecer em 2 ou 3 minutinhos, retorne o refratário ao micro-ondas por mais 1 minuto e volte a mexer novamente. Quando cristalizar coloque numa forma grande, espalhe bem e espere um tiquinho para esfriar e ficar crocante.
Fácil mesmo não é?!!! Até quando o micro-ondas queima no meio do período programado......
Foi o que aconteceu ontem na casa da minha mãezinha. Mais sem problemas... Coloquei o doce numa panela e levei ao fogo mexendo sempre até cristalizar....
Viu que fácil, não tem desculpa para se aventurar na cozinha e preparar uma delícia que fica pronta rapi dez..... nesse caso rapi doze....
 
 
PS: as fotos não ficaram lindas?????? Foi minha querida irmãzinha Merli que tirou. O toque das flores foi idéia da Ana, minha norinha..... Obrigada as duas lindinhas....
 
Bom apetite!!!

segunda-feira, 23 de junho de 2014

BOLO DE FUBÁ

 
É, eu sei que todos tem uma receitinha de bolode fubá super delicioso. Mesmo assim sugiro que anotem essa receita. Como bem dizia o Caco do antigo programa Sai de Baixo (antigo só o programa viu gente), essa receita é um ESPETÁCULO.
Bolo super fofo e super fácil de fazer. Não é super isso???

Ingredientes:
  • 4 ovos grandes
  • 1 caixa de creme de leite
  • 1 vidro de leite de coco
  • 3/4 xícara (chá) de óleo
  • 2 xícaras (chá) de fubá
  • 3 colheres (sopa) de queijo parmesão (usei de saquinho)
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) fermento em pó
Bata todos os ingredientes no liquidificador (menos a farinha e o fermento), por uns 3 minutos para misturar muito bem. Junte a farinha e o fermento e dê umas pulsadas para misturar rapidinho. Despeje em forma untada e enfarinhada e leve ao forno pré-aquecido por 40 ou 45 minutos. Faça o teste do palito.
Com um chazinho, cafezinho, capuchino, tenho certeza que esse bolo não vai fazer feio.
Na foto eu fiz em embalagens de cup cake e enfeitei com estrelinhas de goiabada, que comprei pronta, fatiei e cortei com cortador.
Não ficou muito fofo??? Duplamente!!!
 
Bom apetite!!!

sexta-feira, 20 de junho de 2014

CAI CAI BALÃO, CAI CAI BALÃO...

 
Na minha infância eu cantava tanto essa musiquinha e achava tão fofinha, mas creio que hoje em dia nunca mais poderemos cantar, tamanho estrago que esse fofo balão faz ao cair na terra.
Fofo só quando está no ar... mais infelizmente uma hora ele cai, exatamente como a singela música diz.... mas não nas nossas mãos.
Essa é minha barraquinha junina que está montada no clube do Palmeiras. Estarei até o final do mês todos os sábados e domingos com salgados, doces tradicionais, crepes doces e salgados e caldos quentes diversos.
 
PS: a barraca mais "bonitinha" ganhará um premio do clube. Será que tenho chances???

quinta-feira, 19 de junho de 2014

PICANHA COM CREME DE CEBOLA

Essa receita tradicionalmente é feita com maminha. Mas resolvi trocar por picanha...
Ficou igualmente maravilhosa. A carne sumiu da panela assim que ficou pronta, foi difícil separar esses dois pedacinhos para a foto.
Receita rapidíssima. Enquanto ela cozinha, dá tempo de preparar uma sobremesa ou acompanhamento bem gostoso. Serviria com purê de batatas.... Mais como eu disse, ela sumiu antes de eu "pensar" e "agir". Então prepare-se para o depois, pois tenho certeza que vocês também realizarão esse belo truque de mágica. Infelizmente eu não estava preparada para essa surpresa....

Ingredientes:
  • 1 peça de picanha (se quiser experimentar com a maminha fique a vontade)
  • 1 lata de molho de tomates
  • 1 cebola picadinha
  • 3 dentes de alho triturado
  • sal, orégano e tempero pronto a gosto
  • 1 xícara (chá) de água
  • 1 xícara (chá) de cerveja preta
  • 1 pacote de sopa creme de cebola
Primeiramente coloque um fio de óleo na panela de pressão e coloque a picanha com a gordura virada para baixo e deixe dourar. Vire a carne na panela e acrescente a cebola, o alho, os temperinhos básicos, o sal (cuidado com ele pois o creme de cebola já é salgado). Deixe dourar esses ingredientes e acrescente a água, o molho de tomates, a cerveja e a sopa de cebola. Misture tudo muito bem, tampe a panela e assim que começar a pressão cozinhe por aproximadamente 40 minutos. Abra a panela e verifique se a carne está macia. A minha estava um pouquinho rígida. Então eu fatiei, e voltei na panela juntamente com o molho e cozinhei por mais 10 minutos. Ficou muuuuuuuuuito macia.
Acreditem, não fica com gosto da cerveja. Ela deixa o molho bem escuro e expeço. Maravilhoso.

Servida também com a deliciosa e rápida Batata Duchesse ficaria perfeita. E ainda você pode pegar a receita aqui no blog.
Bem, depois de tantos "conselhos" no início da página, não digam que eu "não avisei" se ela evaporar depois de colocar na mesa..... "eu não disse???"
Bom apetite!!!

terça-feira, 3 de junho de 2014

AMAR OU ODIAR, EIS A QUESTÃO

Não tem meio termo para definir essa iguaria. É amar ou odiar.
Meu marido odeia. Eu amooooooooooo. De qualquer jeito. Na salada, a milanesa, fritinho, com frango ou refogadinho com laranja.
Este último é muito simples de fazer, mais eu acho que fica tão gostoso, que comeria somente ele com um arrozinho branco.
Vamos lá
 
  • 1 pacotinho de quiabo (desses já selecionados lindinhos)
  • suco de 1 limão
  • 1 cebola pequena bem picadinha
  • 1 dente de alho triturado
  • 1 sache de tempero de legumes
  • suco de 1 laranja pera
Primeiramente prepare o quiabo. Lave e seque muito bem. Corte as pontas (assim você fica sabendo quais são os macios que vão para a panela e quais são os duros que vão para o lixo) e depois ao meio. Tempere apenas com o suco de limão, misture e reserve. Numa panelinha coloque azeite, a cebola e o alho. Quando dourar acrescente o quiabo (junto com o caldinho de limão) o sache de tempero mais não mexa. Quando ele começar a "pegar" no fundo da panela pode dar uma mexidinha com uma colher e acrescente o suco de laranja. Tampe a panela, abaixe o fogo e deixe cozinhar. Essa parte é tão rapidinho, pois ele não fica muito molenga, fica bem al dente. Se você achar necessário, acrescente mais um tiquinho de água.
E pronto. Mais nada....
Delícia de quiabinho, sem baba nenhuma, levemente agridoce por conta da laranja.
Depois me digam se foi amor a primeira vista ou a segunda.....