terça-feira, 31 de janeiro de 2017

BOLO VULCÃO DE CENOURA


Sabe aqueles dias em que parece que 24 horas é muito pouco? Então, praticamente essa semana foi assim. Dias muito corridos (gratificantes sempre) mas sempre com aquela sensação de que não havia feito tudo o que eu queria ou precisava. E o que fazer se sabe que tem um compromisso (aniversário do filho) e não fez o bolo? Em minha defesa, foi surpresa (até para mim, kkk)

Seria impossível fazer um bolo e ele estar geladinho para a noite.... foram tantas receitas que se passaram pela minha cabeça que nem sei como pensei no bolo de cenoura. 
Acho que foi porque lembrei que ele é uma delícia se estiver morninho.... 
Então passei no hortifruti perto de minha casa, escolhi umas cenouras bem bonitas, e já cheguei na cozinha pegando todos os utensílios para preparar essa delícia...

Essa é uma receita muito simples de bolo de cenoura, o segredo está nesse delicioso, cremoso, gostoso, saboroso, mega, ultra, super brigadeiro.... 

Então se você não tem cenoura em sua geladeira, sugiro que você compre o mais rápido possível e anote essa receita imperdível.

Massa:
  • 2 cenouras médias descascadas e picadas
  • 1 xícara (chá) de óleo
  • 4 ovos
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento
Bata no liquidificador as cenouras picadas, o óleo e os ovos até ficar bem batido. Acrescente aos poucos o açúcar. Num recipiente, peneire a farinha com o fermento. Junte a mistura do liquidificador com um fuê até ficar bem homogêneo. Coloque em forma de anel untada e enfarinhada e leve ao forno pré aquecido até dourar e assar. Se precisar faça o teste do palito, se sair limpinho está assado. Desenforme e reserve para esfriar (se você tiver tempo, no meu caso foi morninho mesmo)

Que pena que não dá para ver como ficou fofinho!!!

Brigadeiro:
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher (sopa) de margarina
  • 2 colheres (sopa) de chocolate em pó 50% cacau
  • 100 g de chocolate meio amargo picadinho
  • 1 lata de creme de leite
  • granulado para decorar
Primeiramente escolha um recipiente que possa ir ao microondas bem alto. Pode ser de vidro ou plástico, desde que possam aguentar a alta temperatura do microondas. Coloque nesse recipiente o leite condensado, a margarina e o chocolate em pó peneirado, misture bem e leve ao microondas por 4 minutos. Retire, misture muito bem, acrescente o chocolate meio amargo picado e misture até que o chocolate derreta. Retorne ao microondas por mais 4 minutos. Mexa muito bem até que ele fique bem brilhante e lisinho. Divida em duas partes e leve para esfriar.
Na primeira parte acrescente umas 4 colheres de creme de leite, apenas para ficar mais fácil de aplicar em torno do bolo.
O bolo coberto com a primeira parte do brigadeiro!!!

Na segunda parte, acrescente creme de leite para que o brigadeiro fique bem fluido, mais ou menos meia lata do creme de leite (confesso que eu acrescento creme de leite a meu gosto).
Com a primeira parte do brigadeiro que ficou mais firme, eu cobri todo o bolo de cenoura, para ficar mais fácil de colocar o granulado e não escorrer. No cento do bolo despeje todo o brigadeiro mole. Para esse bolo eu fiz duas receitas de brigadeiro (gordice pura)

Coloque granulado por todo o bolo e corte....


Impossível comer apenas um pedaço....

No final fiquei feliz em ter um dia corrido, pois se fosse diferente, eu não teria lembrado de fazer essa delícia!!!

Realmente, são nas coisas mais simples que reside a verdadeira felicidade.

Bom apetite!!!



domingo, 22 de janeiro de 2017

FAROFA DE FARINHA DE FRANGO



Acho que sou um pouco neurótica e ansiosa (meu filho diria para tirar o pouco)
Cheguei a essa conclusão quando fui dormir ontem a noite pensando na farofa que eu gostaria de fazer hoje..... 

Então cheguei a conclusão de três importantes coisas:

1ª - Daqui para frente, essas neuroses só pioram
2ª - Para amenizar a situação só existe uma maneira... fazer o que se quer fazer...
3ª - Também concordaria com o meu filho....

Simples, Prático e rápido..... 

Então quando acordei hoje, terminei algumas encomendas (com o pensamento na farofa, como pode?) limpei a cozinha (imaginando o passo seguinte, "a farofa") e comecei a olhar na geladeira para decidir o que colocaria na farofa.

Já falei que estou morrendo de vontade de comer farofa?

Mas não é uma farofa comum. Estava muito ansiosa (essa palavra de novo) para testar a farinha de frango que fiz ontem.

Enquanto estava preparando, me contive e não experimentei nadinha. Somente fiz isso quando terminei o prato e depois de tirar a foto para postar aqui no blogue. Acho que mereço nota 1000 por superar minha ansiedade (ela de novo) em colocar uma colher bem cheia dessa delícia na minha boca.

Então anotem aí os ingredientes que usei para fazer essa delícia, prática e reforçada farofa de farinha de frango. Se bem que você pode usar qualquer outro ingrediente que costuma colocar numa farofa de farinha de mandioca.

  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 3 gomos de linguiça fresca
  • 100 g de bacon
  • 1 cebola picadinha
  • 2 dentes de alho
  • pimentão vermelho picadinho
  • orégano, pimenta calabresa seca, sal e pimenta a gosto
  • 4 xícaras (chá) de farinha de frango
Comecei fritando o bacon que cortei em tirinhas no azeite. Assim que ele dourou, coloquei a linguiça que já havia tirado a pele e desmanchado grosseiramente, tirando os pedaços maiores de gordura e toucinho. Deixei fritar muito bem. 


Afastei os ingredientes para a lateral da frigideira e no centro coloquei o pimentão, a cebola e o alho e deixei dourar, depois misturei todos os ingredientes temperando a gosto.


Acrescentei a farinha, abaixei o fogo e misturei tudo muito bem. 


Finalizei com muita cebolinha verde picada.
Não fica uma farofa seca. Também adorei o sabor. 

Pensei que ficaria com mais gosto de frango. Mas acho que tudo ficou na medida certa.

Então espero que façam e aprovem assim como eu!!!

E com minha neurose e ansiedade controladas (já se tornaram minhas amigas), me despeço, pois agora quero aproveitar minha farofinha delicinha!!!

Bom apetite!!!


sábado, 21 de janeiro de 2017

2017

Ano Novo, Vida Nova e uma saudade imensa de registrar minhas experiências aqui no Blog. 

Em uma das minhas últimas postagens, na receita de Brownie de Oreo (vai lá conferir....) eu disse que estava de dieta. Já se passaram muitos meses, muitos e muitos dias e muito mais horas ainda. Não foi fácil, mas consegui perder muitos kilinhos. Estou muito feliz.... Foram 19 kilinhos eliminados. Embora tenha recuperado uns 2 deles nesse final de ano. Então entrei 2017 disposta a jogar fora esses 2 e mais uns tantinhos. 

Continuo seguindo esse estilo de vida Low Carb, estou tão acostumada que tudo é muito mais fácil hoje (tirando a louca vontade de comer doces e massas) Fora isso tudo é muito fácil... hahahahaha.... mas é a vida, e ela é bela, então "jacar" eventualmente faz parte de uma rotina gostosa, sem estresse, mas com muita determinação em alcançar o que realmente é importante.... felicidade....

Falando em felicidade, fiquei realmente muito contente em descobrir, quase que sem querer, que existe uma farinha de frango.
Achou estranho? Eu também achei. Então fui pesquisar igual doida, para ver o que é essa tal de farinha de frango, onde posso usar, etc... e confesso que em minha cabeça já se passaram inúmeras possibilidades.

E hoje, sábado, resolvi fazer essa farinha, que usarei posteriormente tentando substituir a farinha de amêndoa, que é uma delícia, mas extremamente cara...

Para isso só precisa de um ingrediente. O frango. Se contar o sal e a água são três ingredientes. 

Eu cozinhei 3 pedaços de peito de frango, com uma colherzinha de sal, na panela de pressão por 20 minutos. Deixei os pedaços de frango escorrendo para secar um pouco e triturei no processador até ficar bem moído.


A próxima etapa é secar esse franguinho. Coloquei em pequenas partes numa frigideira anti aderente e levei ao fogo baixo, mexendo sempre até perceber que a "massa" ficou sequinha. Essa parte foi a mais demorada. 


Percebi que ficou bem grosso. com pedacinhos sequinhos de frango, que não gostei. Então decidi bater no liquidificador igual quando fazemos farinha de rosca. Pois é!!! Depois de toda a massa sequinha na frigideira, bati tudo novamente no liquidificador. Foi muito fácil e o resultado foi bastante satisfatório.


É claro que ficou com um leve aroma de frango. Mas confesso que não tanto quanto achei que ficaria. Acho que foi porque foi seco na frigideira.
Nas minhas pesquisas descobri que pode ser guardado na geladeira por 30 dias, mas eu tenho certeza que não vai durar 15 dias.

Agora é só fazer testes, experiências e me dizer depois onde mais vocês usaram essa incrível farinha.

Bom Apetite!!!